#DRJ - O QUE É UMA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO? O QUE ELA FAZ?



E aí, pessoal! Como estão? Eu estou ÓTIMO!

No post de hoje, vamos iniciar uma TAG chamada #De Repente, Jornalista! onde irei contar algumas coisas que aprendi nos QUATRO anos da faculdade de Jornalismo, além de minhas experiências em assessoria de comunicação, imprensa e também na apuração e produção de TV e Rádio.

Vamos começar do início: quando fiz o meu primeiro estágio na área de comunicação, eu estava no segundo período do curso, algo que não é comum acontecer, uma vez que as empresas buscam estudantes em períodos avançados, mais ou menos, a partir do quinto período. 

Enfim, consegui um estágio na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de minha cidade e fiquei com muito medo, pois, anteriormente, só havia trabalhado em farmácia, nada de contato com o jornalismo.

Antes de chegar o dia em que iria começar, passou pela minha cabeça: O que é uma Assessoria de Comunicação? O que ela faz? O que eu irei fazer? Pois, até então, não havia visto essa matéria na faculdade, por estar no início no curso.

No primeiro dia de estágio já descobri tudo, o que é, o que faz, o que eu iria fazer e com quem eu iria lidar no meu dia-a-dia.



Bom, se você ainda não sabe, Assessoria de Comunicação, um dos lugares em que a maioria dos estudantes de jornalismo vão para conseguir a primeira experiência, nada mais é que o setor onde é estabelecido uma ligação, um contato, entre a entidade, empresa ou órgão no qual você trabalha com o público, através das mídias de comunicação, como rádio, tv, jornal impresso, portais, dentre outros. Ou seja, é a administração da informação de interesse público. Entenderam?

Neste setor, eu era o único estagiário e o único que estava se graduando em jornalismo. Os demais eram formados em Publicidade e Propaganda, Design Gráfico, uma estudante de Direito, mas que era concursada e uma professora que também era concursada. 

Adivinhem quem ficou com todo o trabalho de relacionamento com a mídia? Eu mesmo!

O meu papel era manter toda a imprensa local informados sobre as ações da prefeitura. Ou seja, se fossem inaugurar um "orelhão", eu tinha que informar todas as mídias, para que a população ficasse sabendo do "evento".

Mas como eu fazia isso?

Para atingir estes objetivos, eu produzia releases e os disparavam para toda a imprensa da cidade. Neste release havia todos os dados do que seria feito, baseados no 'lead" jornalístico, respondendo as perguntinhas básicas para se passar qualquer informação: o que, quem, quando, como, onde e por que. Respondendo essas perguntas, eu já tinha o texto completo para a imprensa.

Geralmente, toda vez que eu passava as informações, em seguida eles me ligavam pedindo fontes, no caso, alguém das NOVE secretarias que eu cuidava, para falarem sobre tal fato que seria noticiado.


Então é isso! Basicamente é assim que funciona uma Assessoria de Comunicação. No caso da empresa não ser pública, como a prefeitura, a ASCOM, como é chamada, funciona para os funcionários, informando-os sobre as ações da empresa e outras atividades que lhes tem interesse.

E aí, você gostou deste post? Já conhecia uma ASCOM? Ficou alguma dúvida? Só deixar aqui nos comentários!

Não se esqueça de seguir as redes sociais do blog, tá?

Instagram: @blogandocultura
Facebook: /blogandocultura


Com CULTURA, Ruan Morais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram