IO | Filme da Netflix não tem conteúdo e foge totalmente da proposta apresentada. Veja! - Blogando Cultura IO | Filme da Netflix não tem conteúdo e foge totalmente da proposta apresentada. Veja! | Blogando Cultura
24 comentários

IO | Filme da Netflix não tem conteúdo e foge totalmente da proposta apresentada. Veja!

19.1.19

io-netflix-critica-filme

Trama acompanha a luta da humanidade para sobreviver, após a terra ter se tornado tóxica. Confira!

O mundo vai acabar? Parece que sim! Pelo menos é o que várias pessoas dizem há anos, talvez, há séculos. Não sabemos quando, nem como. Mas teorias sobre isso é o que não faltam, né? E IO, nova produção da Netflix chegou para mostrar uma dessas hipóteses, ou melhor, tentar mostrar.

Lançado na última sexta-feira (18), IO é do gênero ficção científica e, de acordo com a sinopse,

em uma terra pós-apocalíptica, Sam, uma adolescente, é uma das últimas pessoas no planeta, que está sendo evacuado. Com o último transporte programado para deixar o planeta, ela precisa decidir entre se juntar ao restante da humanidade ou permanecer na terra.

Sam (MargaretQualley) é uma cientista que luta para sobreviver após a terra se tornar tóxica. Na verdade, no início do filme apenas uma parte do planeta é venenosa; o oxigênio é sujo e para respirar são necessários vários cilindros, parecidos com aqueles de hospitais, sabe? Mas ela está ciente que uma hora ou outra o restante talvez poderia ser contaminado e, ali, ela nem ninguém poderia ficar, pois não haveria mais vida.

io-netflix-critica-filme
Sam
Foto: Divulgação/Netflix

O pai de Sam, também cientista, acredita e fez a filha também acreditar que o planeta terra passaria por um ciclo e se tornaria habitável novamente, teria vida, moradores e tudo mais.

Durante esta jornada ela conhece Micah (Anthony Mackie), que não acredita em nada do que o pai dela disse e a coloca entre a cruz e a espada sobre ficar e tentar salvar o planeta ou partir para IO, em uma nave que sairia em 48 horas.

io-netflix-critica-filme
Micah
Foto: Divulgação/Netflix

IO, se você não percebeu no filme, mas já te adianto que ficou bem explícito, é a lua de Júpiter, o lugar onde a humanidade poderia sobreviver. Além disso, se você pesquisar mais afundo, IO também é o nome de uma das amantes de Zeus, referência clara que aparece na trama, em um quadro, se não me engano.

Sem mais delongas, depois desta explicação e até mesmo uma pequena aula de história, vamos a crítica do filme que já está disponível no catálogo desde ontem.

IO - Crítica


Eu, Ruan, achei o roteiro bem, bem, bem fraco.

Quem me acompanha aqui no blog e no Instagram (inclusive, me siga lá @blogandocultura) sabe o quanto sou fascinado por filmes e séries com temática pós-apocalíptica. Logo que li a sinopse, fui correndo ver. Por ela, eu esperava mais ação, mais cenas que chamariam atenção, mais correria, sabe? 

Durante às 1h30min do filme, ele é calmo, não tem nada que te prenda e acabou que se tornou mais um drama pessoal dos personagens do que salvar o planeta terra. Por isso, acredito que o filme fugiu totalmente do que foi apresentado na sinopse.

Ainda dentro do roteiro, a escolha dos atores foi uma das escolhas mais certas dentro de IO. A atuação foi incrível, principalmente de Sam, já que a história era mais sobre ela do que qualquer um.

Ah! A narração em terceira pessoa também deu um “tchan” a mais no filme.



Sobre a fotografia, foi o que mais gostei. Bem sombria, típico destas produções que abordam o fim do mundo. As cores são frias, remetem tristeza, suspense e traz uma desconfiança sobre algo que poderia acontecer ali (mas não acontecia nada, nada). Os efeitos sonoros também trouxeram esta sensação.

Enfim, eu esperava muito mais, porém, foi mais do mesmo de alguns filmes ruins produzidos pela Netflix.

Minha nota para IO, numa escala de 0 a 5 estrelas, é ✫✫.

Você já assistiu IO? O que achou? Concorda comigo? Me conta aqui nos comentários, pls!


Ah! Me siga também lá no Instagram @blogandocultura. Além de contar as novidades aqui do blog, também posto conteúdo exclusivo sobre filmes e séries da dona Netflix.

Com CULTURA, Ruan Morais.

Continue Lendo

24 comentários:

  1. Ainda não assisti mas a Netflix me decepciona ás vezes também. Esses tempos fui assistir um filme de suspense que pela sinopse e pelo pequeno pedaço do filme que eles mostram quando você passa por cima do título, parecia ser um baita suspense, daqueles que tem um assassino tentando invadir a casa e o que será que as pessoas vão fazer? Quando assisti não era nada disso, hahahaha Rindo de nervoso.
    Enfim, não me chamou muito atenção mesmo esse filme e depois da sua crítica não fiquei com vontade de assistir...
    Abraço!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem vez que a Netflix é muito troll, né? Só que isso queima o filme demais. Conheço muitas pessoas que não dão a mínima para os filmes da plataforma, justamente por alguns serem bem "merda".

      Excluir
  2. Eu também amo filmes com essa temática meio fim do mundo, ainda mais quando envolve ter de deixar a Terra. A sinopse desse me chamou a atenção, mas não parece algo realmente novo. Acho que eles devem ter tentado fazer alguma coisa reflexiva e tudo mais haha. Aaaah, e eu amo fotografias como essa que você descreveu., Talvez assista no próximo fim de semana :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Eu sou o louco deste gênero de filme, mas me decepcionei, real! Tentaram fazer algo "novo" e não chegaram a lugar algum. Perca de oportunidade, né? Assista e depois volte aqui pra me contar o que achou, tá?

      Excluir
  3. Ainda não tinha ouvido falar desse filme! Adorei a sua resenha, pena que o filme não é tão bom né
    Instagram @blogbrunavirginia
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de coisas com tema pós apocalíptico, mas não sei se gostaria dessa, me parece meio genérica :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É! Só assistindo mesmo para você tirar suas conclusões e ver o quanto foge mesmo...

      Excluir
  5. Oi Ruan, tudo bem?
    Ainda não assisti IO e devo admitir que não estou muito animada... Além de não ser a maior fã de ficção científica, as últimas produções da Netflix as quais eu assisti me frustraram bastante, principalmente Aniquilação.
    Abraços,
    Gislaine | Literalize-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aniquilação é péssimo, mas IO, pior ainda, viu? Dá dando para desanimar bastante com as produções originais da Netflix. Parece que os filmes não têm a mesma importância que as séries, aí produzem de qualquer jeito, credo.

      Excluir
  6. Como sempre estou assistindo todos os filmes que você indica. haha Achei a sinopse interessante e a Sam é linda demais, socorro. Apesar das 2 estrelas, irei assistir para tirar minhas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMO! Fico feliz que siga minhas indicações haha. É isso mesmo! Tem que ver para tirar as próprias conclusões. O que não é bom pra mim, pode ser maravilhoso pra você hahahahaha.

      Excluir
  7. Bem, na minha humilde opinião, o filme é uma verdadeira frustração! Assim como você, eu amo filmes e livros e séries apocalípticas ou pós-apocalípticas e faltou tudo nesse filme! Jesus do céu! Nada foi explicado, de onde iria partir a nave? Quem eram esses outros humanos? Onde estavam? Quem era o cara e o que ele tinha a ver com a mãe da Sam? Nossa eu terminei muito frustrada com o filme e mais decepcionada com os "originais netflix". Concordo totalmente com vc. Seguimos até a próxima produção.
    Bjoks
    www.falafox.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada! Seguiu uma linha e foi até o final, sem explicação, sem história, sem conteúdo, NADA! Sem falar nestes questionamentos, né? Deixou a desejar demais!

      Excluir
  8. Bá, não tinha me deparado com esse filme ainda. Que pena que o filme não foi tão bom na tua concepção. Mesmo assim, terei que ver para tirar minha conclusão, nunca se sabe, né? hahahaha adorei a resenha, ficou muito benm explicada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina! Assista e volte aqui para me explicar, pls! Porque de verdade, não deu bom, viu?

      Excluir
  9. Nem tinha ouvido falar desse filme antes, mas que pena que o roteiro foi bem fraco...

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  10. O filme fugiu sim da temática. Mas faz a gente refletir muito sobre o futuro, sobre sentimentos...solidão. A cena dela beijando ele, com aquela música do ao fundo...e maravilhosa e triste como uma despedida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Mas fugir da temática é meio que um "click bait", sabe? Você vai esperando algo e não acha nada do que é sugerido haha.

      Excluir
  11. Acho que eu nunca passei tanta raiva com um filme, como passei com esse.
    Eu estava toda empolgada, pois amo scifi e tinha uma proposta boa.
    E QUANDO PERCEBO horas jogadas do livo rs

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  12. Na verdade o pós-apocalipse é apenas um pano de fundo para uma narrativa bem mais complexa... diferente de filmes blockbuster... na minha opinião é um filme p quem realmente gosta de cinema como arte e não p passar o tempo.

    ResponderExcluir
  13. Uma resenha que vale a pena.... https://www.google.com.br/amp/s/observatoriodocinema.bol.uol.com.br/criticas/criticas-de-filmes/2019/01/critica-io%3famp

    ResponderExcluir

Blogando Cultura - 2019 Design e desenvolvimento por: Lariz Santana